4a semana (21/09 - 24/09)
Esta semana já começou curtinha, afinal, na segunda-feira tivemos o feriado referente a Revolução Farroupilha. Além disso, choveram três dias. Então ficamos dois dias sem recreio fora da sala de aula. Também ficamos sem a pracinha. Para as crianças sempre é muito difícil ficar sem brincar no escorregador, casinha, balanço.
Nas rodinhas de conversa iniciei a semana comentando sobre "ganhar e perder", pois na semana anterior um dos alunos ficou chorando por ter perdido em uma competição. Estabelecemos algumas combinações sobre a importância de saber competir.
Durante esta semana também foi possível trabalhar a linguagem escrita através de jogos e brincadeiras, as quais eles gostaram muito. Eles adoram competir. No entanto, está sendo difícil formar grupos com meninos e meninas, ou seja, os meninos gostam de competir com as meninas.
Ah...outro acontecimento muito legal foi que resolvi, em uma "Hora do Conto", contar uma história de Vampiro. Adivinhem? Eles adoraram!!!! Fiz um clima de mistério, apaguei as luzes da sala, fechei as cortinas e os alunos nem piscavam ao escutarem a história. Depois disso, queriam que eu contasse histórias de terror todos os dias. Voltando na "Hora do Conto", fiz a seguinte proposta. Cada dia um coleguinha irá contar uma história que ouviu ou até mesmo inventar. Esta história será filmada pela professora. Começamos com o coleguinha Jackson que é sempre muito criativo em suas histórias. No dia seguinte foi a coleguinha Ágata que também inventou uma historinha. Por último a colega Bianca com sua história compriiiiiida divertiu a todos, pois utilizou como personagens os nomes dos colegas da sala. Eles simplesmente adoraram e deram muita risada. Esta aluna é bastante criativa e possui um ótimo repertório em termos de linguagem. Então, qual é a intenção de eles contarem histórias???? Isto os motiva, os faz exercitar a imaginação e trabalha também a linguagem oral, uma vez que alguns deles ainda falam como um bebê. As histórias contadas são escritas - pela professora - em uma folha. Cada aluno escreve o seu nome nesta folha a qual fica exposta na sala de aula no nosso mural. Depois que todos os interessados contarem a sua historinha, minha intenção é montar um livrinho de contos da turma de Educação Infantil.
Por fim, outro acontecimento importante foi que, com a chegada da primavera, identificamos elementos que lembram esta estação: flores, passarinhos, borboletas, entre outros. Então mostrei a eles um vídeo que mostra a natureza, inclusive flores se abrindo. Eles adoraram!!! E aí, para minha surpresa...começaram a surgir questionamentos como: - quais flores são comestíveis???? - porque os girassóis se viraram rapidinho no vídeo???? - que planetas eram aqueles que foram mostrados???? Com isso pensei...tá aí o nosso PA (projeto de aprendizagem). Antes eu havia pensado em construir um projeto de aprendizagem sobre a natureza, mas a motivação não foi tão intensa, o que julgo de fundamental importância para um PA e, principalmente, para uma aprendizagem significativa. Portanto, ocorreu uma mudança de planos, vou me reorganizar e seguir nesta proposta, a qual tem chance de gerar ótimos resultados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário