6a semana (04/10 - 08/10)
Bom, lá vamos nós com a reflexão sobre a sexta semana de estágio. Como havia prometido para a professora Natália, vou procurar expor minha reflexão atenta a outros aspectos que compõe o âmbito escolar. Nas demais reflexões eu havia priorizado as atividades de sala de aula, não expondo problemas que sempre surgem em uma situação real. Na verdade, minha reflexão estava mais ideal e não real. Então...vamos ao que interessa.
Iniciei a semana bem entusiasmada e bastante apreensiva, pois em meu planejamento constavam várias atividades referentes à Semana da Criança. Planejei tudo e na segunda-feira, pela manhã, fiz uma lista de tudo que eu tinha que providenciar para que tudo desse certo. Afinal, prometer algo a uma criança e não cumprir é muito sério. Sendo assim, na segunda-feira era o dia da Caça ao Tesouro. Preparei pistas, utilizando formas geométricas de objetos que estavam dispostos no pátio da escola como: prateleiras, latas de lixo, túnel, casinha de bonecas, tapetes, enfim. Fizemos a brincadeira e eles adoraram. Cada equipe achou uma caixinha com pirulitos e brindes. Foi muuuuito legal! No dia seguinte, tivemos o Cineminha com pipoca. Aí é que começaram os problemas. Fui até o refeitório solicitar o espaço para que pudéssemos assistir o filme do Shrek Terceiro. Resultado, as duas pessoas que trabalham na cozinha disseram que não dava, porque aquele era o dia da torta de bolacha e daria uma sujeira muito grande comer pipoca no refeitório. Além disso, disseram que aquele espaço deveria ficar limpinho para a reunião pedagógica da noite. Voltei frustrada para a nossa sala. Mesmo assim não desisti. Fui até a secretaria pedir o data-show com a intenção de usá-lo para passar o filme. A supervisora ficou chateada com as mulheres da cozinha e fiquei pensando que tinha provocado uma confusão. Por fim, conseguimos fazer o nosso cineminha. Foi bem legal, apesar de que alguns alunos começaram a ficar impacientes no final do filme. Crianças muito pequenas não permanecem muito tempo em uma atividade só. Ah, mas o cineminha rendeu mais. E como!!!!!!!!!!! Uma de minhas aluninhas levou um saco de pipocas de microondas. Sendo que eu não havia pedido que trouxessem absolutamente nada. Quando ela me viu disse: - Prof, eu trouxe um saco de pipocas. Respondi: - Que legal Dudinha! Ela respondeu novamente: - Só que não vou dividir com ninguém. Fiquei chateada e deixei pra lá. Só que depois ela disse que queria um pouco da pipoca que nós estávamos comendo. Respondi: - Coma a sua, pois já está acabando a dos colegas! No dia seguinte, dia do nosso Piquenique, a mãe da menina apareceu na escola querendo o meu pescoço, pois a sua filha chegou em casa dizendo que a professora não quis dar pipoca a ela. Conversei com a mãe e expliquei o que havia dito para a filha dela. Inclusive aproveitei para chamar a atenção dessa mãe que, em outro dia, ao trazer a filha para a escola, reforçou este comportamento egoísta da menina. Ela tinha trazido uma boneca e, ao me encontrar falou: - Prof, eu trouxe uma boneca, mas não vou emprestar pra ninguém. Respondi: - Ai, ai, ai, nós vamos ter que conversar sobre isto! A mãe da menina prontamente respondeu, na frente dela: - A Bianca, coleguinha dela, sempre traz brinquedo e não divide com ninguém! Pensei com meus botões: - Cala boca Magda!!!! Olha o que tu estás dizendo na frente da tua filha!!!! Estás reforçando um comportamento mesquinho. Não é por aí!!!! Tive vontade de pular no pescoço dela. Como a situação se complicou com a história da pipoca, aproveitei e chamei atenção daquela mãe sobre a atitude dela em fazer um comentário tão desnecessário na frente da menina. Comentei que se ela quisesse me dizer algo, não deveria fazê-lo na frente dela. Afinal, ela está crescendo e construindo referências. Sendo assim, a mãe é um referencial importantíssimo. Por isso é tão importante dar bons exemplos. A semana continuou com as demais atividades. Ah...já ia esquecendo, na reunião pedagógica, uma das pautas era sobre como utilizar o computador como ferramenta dentro da sala de aula. A supervisora havia me pedido que trabalhasse com as professoras da escola este aspecto. Fiquei muito feliz em poder dividir este conhecimento, que é tão trivial para nós do PEAD, com elas. Fiz uma introdução sobre como criar um wiki. Fiquei devendo outras aulas para ensiná-las a inserir links e fotos no wiki. Continuando, o piquenique foi beeeem legal. Acabamos achando várias lagartas. Fizemos uma casinha da lagarta. Queremos ver o que vai acontecer com ela depois de algum tempo. O dia do bingo também foi legal, e o show de calouros foi bem divertido. Eu sempre acabo me divertindo mais que eles. As horas vão passando e nem vejo! Teve um dia que saí maquiada da escola. Frequentei o salão de beleza do comércio das meninas. Isto foi no dia que brincamos de comércio com as cópias de cédulas monetárias. Eles adoram isso! Por fim, também gostaria de comentar sobre as avós e pais que foram na escola contar histórias. Os alunos os questionaram bastante. Como a ideia era de que relatassem como eram os brinquedos que eles, avós e pais, utilizavam quando crianças, alguns construíram peteca, cinco marias, iô-iô, enfim. Foi muito produtivo e interessante. Contudo, a semana teve muitos momentos legais, mas alguns fatos pontuais que demonstram conflitos que podem acontecer em qualquer escola. O fato das merendeiras não quererem ceder espaço para uma aula nos mostra o quanto é difícil lidar com pessoas. Ter jogo de cintura para administrar um espaço tão diversificado como uma escola, onde existem pais que compreendem seus filhos e fazem o possível para educá-los da melhor forma. Um lugar onde também existem pais que não tem noção da importância de dar um bom exemplo aos seus filhos, os quais estão constantemente buscando referências de comportamento. Por fim, na escola também é o espaço onde nós, educadores, tentamos não somente auxiliar o aluno na construção do seu conhecimento, mas também precisamos controlar nossa impulsividade. Só que também devemos lembrar que, antes de tudo, somos humanos.
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